Inclusão em movimento: uma parceria IFES e Associação Pestalozzi de Santa Teresa/ES

Autores

  • Kátia Silene Zorthêa
  • Eduardo France Oza
  • João Luis Frizzera Jr.
  • Millena Monteiro dos Santos
  • Lusinério Prezotti
  • Paula Alberti Bonadinan

Palavras-chave:

educação especial, diversidade, inclusão escolar

Resumo

Objetivou-se elaborar, por meio de oficinas e ações de interação entre usuários da Associação Pestalozzi de Santa Teresa, o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-ARANDU) e alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes campus Santa Teresa, atividades de promoção da educação inclusiva, considerando o desafio de transformar a escola num espaço de convivência, cooperação e acolhimento à diversidade. As oficinas abordaram aspectos e práticas relacionados à vida no solo, utilizando como ferramentas pedagógicas teatros, fantoches, paródias entre outros, culminando na construção de um viveiro de mudas da mata atlântica, onde os usuários compreenderam a importância do solo vivo para a reabilitação de áreas degradadas. A metodologia se mostrou eficiente, pois possibilitou a compreensão de todo o processo, ampliando o conhecimento sobre os Princípios e Diretrizes da Educação em Agroecologia, integrados às dimensões da sustentabilidade agroecológica.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)