Aprendizados, experiências e resistências na praxis da Educação em Agroecologia no Nordeste do Pará

Autores

  • Henderson Gonçalves Nobre
  • Antônia Taiara de Souza Reis
  • Aparecida Hurtado Soares
  • Carolina Simões dos Santos
  • Daiane Silva Oliveira
  • Diego Urubatan Andrade de Alcântara
  • Francisca Kleubia Nascimento da Silva
  • Francisco Sérgio Neres da Silva
  • José Sebastião Romano de Oliveira
  • Leidiane de Oliveira Lima
  • Paulo Renato Benevides
  • Raimundo Marly Carvalho de Farias Neto
  • Ruth Kerlen Rodrigues de Sousa

Palavras-chave:

diálogos, saberes, experiências, universidade

Resumo

Este trabalho busca analisar os princípios, avanços e desafios das ações de Educação em Agroecologia desenvolvidas pelo Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - NEA da Universidade Federal Rural da Amazônia/Campus Capitão Poço. O NEA hoje atua em estreita relação com diferentes atores sociais da agricultura familiar no nordeste do Pará, desenvolvendo um processo continuado e participativo de construção do conhecimento com foco na Agroecologia. Esta construção alia o conhecimento acadêmico e o popular na busca de soluções para os principais gargalos produtivos e organizacionais destas comunidades rurais, buscando alternativas transformadoras que caminhem para o desenvolvimento sustentável da sociedade em geral, ao mesmo tempo que proporciona uma formação holística e com compromisso socioambiental aos profissionais formados na universidade.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)