ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA: O CAMINHO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO.

Autores

  • Elei Chavier Martins José Vasco Chavier Martins

Resumo

O presente trabalho vem, através da visão dos próprios agricultores da Associação dos Feirantes do Município de Tangará da Serra, discutir a possibilidade da produção orgânica de alimentos como um diferencial competitivo para os feirantes do município além dos entraves em se estar trabalho uma estratégia de marketing em cima desse modelo de produção. Mostrar-se-á o conceito de marketing a partir da visão dos próprios associados, bem como as dificuldades que eles enfrentam para trabalhar essa ferramenta gerencial dentro de suas atividades comerciais. O estudo foi realizado no ano de 2005 e, através da pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semi-estruturada procurou-se identificar quais as principais estratégias de marketing utilizadas pela Associação, onde constatou-se que a mesma apresentava uma carência de conhecimentos teóricos a cerca do tema, o que era uma grande limitação ao desenvolvimento de um plano de marketing pela organização. Inicialmente é apresentado um resgate histórico da Associação, bem como um relato de suas atuais limitações e perspectivas de futuro a partir de dados levantados por meio de uma entrevista concedida no dia 19 de junho de 2005 pelo presidente da instituição o Senhor Dircionil Pereira Freitas. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura Familiar, marketing, associação, produtos orgânicos.

Biografia do Autor

  • Elei Chavier Martins, José Vasco Chavier Martins
    Acadêmico do V Semestre do Curso de Administração-Linha de Formação em Agronegócios da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra. Bolsista de extensão do Projeto UNEMAT Consultoria Adm Jr.

Downloads

Publicado

2007-09-28