POTENCIAIS E LIMITAÇÕES DO USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA GRANDE SERTÃO NO NORTE DE MINAS

Autores

  • Igor Simoni Homem de Carvalho

Resumo

Este trabalho busca investigar questões relativas ao uso sustentável da biodiversidade no bioma Cerrado praticado por comunidades agroextrativistas. Foi realizado um estudo de caso sobre a Cooperativa Grande Sertão, cujo trabalho envolve cerca de 1,5 mil famílias de diferentes comunidades e municípios da região Norte de Minas. O trabalho conclui que o uso sustentável da biodiversidade do Cerrado tem grande potencial para geração de renda a comunidades rurais pobres em consonância com a conservação dos recursos naturais e de seus serviços ecossistêmicos. Destaca-se a grande complexidade do trabalho de inserção da produção extrativa no mercado e a importância da organização social e de apoios de organizações de assessoria, da cooperação internacional e do poder público para a viabilidade do trabalho.

Biografia do Autor

  • Igor Simoni Homem de Carvalho
    Biólogo, Mestre pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável, atualmente professor em Montes Claros-MG e colaborador da Cooperativa Grande Sertão.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Uso e Conservação de Recursos Naturais