Indicadores de sustentabilidade em função de diferentes culturas cultivadas em assentamento de reforma agrária no município de Guapó, GO

Autores

  • GLAUCILENE DUARTE CARVALHO Universidade Federal de Goiás
  • JACQUELINE BARBOSA NASCIMENTO Universidade Federal de Goiás
  • WILSON MOZENA LEANDRO Universidade Federal de Goiás
  • CLÁUDIA ARAÚJO MOREIRA Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Agroecologia, Agricultura Familiar, Extensão Rural

Resumo

O Projeto de Assentamento Canudos é sem dúvidas uma referência a nível nacional devido a sua história, sua localização e o seu nível de organização política. A qualidade do solo seria: a capacidade ou especificidade do solo de exercer várias funções, dentro dos limites do uso da terra e do ecossistema. Dessa forma, um conjunto de indicadores de sustentabilidade deve preencher as condições para caracterizar a qualidade do solo e devem ser propriedades mensuráveis e acessíveis a muitas pessoas. Este trabalho teve o objetivo de avaliar algumas variações como indicadores visuais de sustentabilidade do solo cultivado sob diferentes culturas em um Assentamento de Reforma Agrária no município de Guapó, GO. O estudo foi conduzido neste Assentamento de Reforma Agrária, onde as seis áreas agrícolas analisadas foram divididas em subsistemas. Para avaliar estes indicadores foram observados alguns pontos como a consistência visual do solo, macro,meso e micro fauna, a ocorrência de plantas espontâneas, nota de área foliar, de ataque de pragas e de doenças e nota de cobertura. Conclui-se, através do diagnóstico visual, que as áreas em estudo encontram-se desequilibradas em relação aos indicadores de sustentabilidade; porém já está sendo implementado no assentamento um sistema de manejo agroecológico tentando conciliar o uso do solo com a preservação e conservação dos recursos naturais.

Biografia do Autor

  • GLAUCILENE DUARTE CARVALHO, Universidade Federal de Goiás
    Glaucilene Duarte Carvalho é graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é bolsista de iniciação tecnológica industrial do projeto "Desenvolvimento Agroecológico no entorno de Goiânia: Novos Desafios", parceria do CNPQ com a Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Física do Solo, Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, solo, resistência, nutrição, manejo orgânico e citros.
  • JACQUELINE BARBOSA NASCIMENTO, Universidade Federal de Goiás
    Atualmente é aluna /estagiária da Universidade Federal de Goiás e bolsista ITI, do CNPq, atuando com pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia para a Agricultura Familiar.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação e Agricultura Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, fertilidade, laranja, agregados, estabilidade, agroecologia, agricultura familiar, sistemas produtivos orgânicos.
  • WILSON MOZENA LEANDRO, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1992) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (1998) . Atualmente é Adjunto I da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Química do Solo, solos de cerrado, Bases Trocáveis.
  • CLÁUDIA ARAÚJO MOREIRA, Universidade Federal de Goiás
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1999) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é profissional da Universidade Federal de Goiás, como bolsista DTI, do CNPq, atuando com pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia para a Agricultura Familiar. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, sistemas produtivos orgânicos.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis