Da crise socioambiental à construção de um projeto de desenvolvimento rural

Autores

  • Márcio Antonio de Mello Epagri/PGDR/UFRGS
  • Flávia Charão Marques PGDR/UFRGS

Resumo

O modelo de desenvolvimento centrado na modernização e integração da agricultura às grandes agroindústrias gerou, no Oeste do Estado de Santa Catarina, região sul do Brasil, uma crise socioambiental. Em resposta à crise é implementado pelo Estado, em 2003, o “Projeto Microbacias 2”, prevendo ações promotoras do ‘desenvolvimento rural sustentável’. A análise, com base no enfoque construcionista da Sociologia Ambiental, permitiu identificar que as ações previstas não mostram evidências claras de contestação ao modelo causador da crise, no entanto, há avanços no campo democrático, assim como, criação de espaços de reflexão, debate, elaboração de subpolíticas e construção de capital social.

Biografia do Autor

  • Márcio Antonio de Mello, Epagri/PGDR/UFRGS
    Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agroecossistemas e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS)
  • Flávia Charão Marques, PGDR/UFRGS
    Engenheira Agrônoma, mestre em fitotecnia e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS)

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)