O mercado de orgânicos no Paraná: caracterização e tendências

Autores

  • Ivo Barreto Melão Ipardes
  • Marina Maruyama Mori Ipardes
  • Sergio Wirbiski Ipardes
  • Karen Follador Karan UFSC
  • Moacir Darolt Iapar
  • Anibal Santos Rodrigues Iapar

Resumo

O trabalho "O mercado de Orgânicos no Paraná: caracterização e tendências", desenvolvido no âmbito do Convênio SETI/IPARDES/IAPAR (2007), tem como objetivo geral identificar e caracterizar o mercado dos produtos orgânicos no Estado do Paraná e os principais agentes de comercialização que atuam nesse mercado, bem como subsidiar a formulação de políticas públicas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do setor. O estudo foi capaz de identificar o mercado da venda direta (face a face), onde predomina as feiras; o mercado varejista, representado pelos supermercados e lojas especializadas; o mercado da transformação de produtos orgânicos, através das empresas, associações e cooperativas de agricultores; o mercado institucional, particularizando os programas da merenda escolar e o de aquisição de alimentos para aquisição de alimentos e por fim, o mercado externo onde atuam os agentes dos demais mercados mencionados. Neste momento estará se dando ênfase aos três principais tipos de mercado de produtos orgânicos no Estado do Paraná na atualidade: o mercado da venda direta, o mercado varejista e o mercado da transformação. Para os dois outros mercados - institucional e externo, apenas alguns comentários mais gerais da posição do Paraná.

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Publicado

2007-09-28