Educar pela pesquisa agroecológica: a experiência de parceria entre universidade e movimento social

Autores

  • Flavio Rodrigues Quental Celia Maria Quental Rodrigues e Benjamin Craneiro Rodrigues
  • Haroldo Souza

Resumo

A experiência em educação agroecológica desenvolvida pela Universidade Federal do Pará em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra teve como referencial pedagógico a utilização de metodologias ativas e a educação pela pesquisa. O processo de aprendizagem teve como ponto de partida a realidade vivenciada pelos educandos e a diversidade de saberes acumulados em suas trajetórias de vida. As atividades realizadas tiveram como objetivo integrar as fases de problematização, investigação, práxis, intercâmbios de experiências e avaliações periódicas, estimulando o pensamento crítico a respeito do uso da terra e contribuindo na busca pela ação alternativa pautada na agroecologia.

Biografia do Autor

  • Flavio Rodrigues Quental, Celia Maria Quental Rodrigues e Benjamin Craneiro Rodrigues
    Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é educador da Escola da Floresta Roberval Cardoso, localizada na zona rural do município de Rio Branco/AC.
  • Haroldo Souza
    Pesquisador do Laboratório Sócio-Agronômico do Tocantins

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Publicado

2007-09-28