Aspectos fitotécnicos numa perspectiva de transição agroecológica dos agricultores da ACAOFI

Autores

  • Haloysio Miguel de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Centro de Ciências Agrárias
  • João Batista Silva Araújo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCA
  • Maria Aparecida Fernandes Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa
  • Lucas Contarato Pilon Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa
  • Márcia Varela da Silva Grupo de Agricultura Ecológica Kapi’xawa
  • Gilberto Monteiro Tessaro Estudante de Agronomia da UFES

Palavras-chave:

Transição agroecológica em cultivo de café

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute os resultados do “levantamento fitotécnico junto aos agricultores da ACAOFI”, localizados no Território do Caparaó (ES/MG). O levantamento foi realizado em 2006, visando conhecer os sistemas de cultivo orgânico de café adotados e avaliar as repercussões dos mesmos na dinâmica de trabalho, de produção e de vida dos agricultores da ACAOFI. Foram abordados os seguintes aspectos: enquadramento da cultura do café no contexto da propriedade, variedade cultivada, espaçamento, análises feitas, calagem, adubação, controle de pragas e doenças, mão-de-obra e produtividade, detalhando mais os métodos e as dificuldades de proceder a compostagem.

Biografia do Autor

  • Haloysio Miguel de Siqueira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Centro de Ciências Agrárias
    O autor possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Sociologia e Extensão Rural, com ênfase em Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural sustentável, educação ambiental, agroecologia e organização social.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)