MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS: CONCEITOS E CONHECIMENTOS PARA O CONTROLE DE VOÇOROCA NO ASSENTAMENTO OLGA BENÁRIO

Autores

  • Helder Ribeiro Helder Freitas Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido junto a um grupo de assentados da reforma agrária, no assentamento Olga Benário, Visconde do Rio Branco, MG, objetivando construir e avaliar um Projeto Pedagógico a partir do uso de mapas conceituais na educação em solos e meio ambiente. A construção e desenvolvimento do projeto passaram pelas etapas de identificação do tema gerador (controle de voçorocas), construção do mapa conceitual, planejamento, realização e avaliação da oficina. Ao final da oficina os assentados elaboraram uma proposta de planejamento para o controle das voçorocas no assentamento, demonstrando compreensão clara da dinâmica dos agroecossistemas do assentamento bem como dos processos e fenômenos responsáveis pela formação de voçorocas.

Biografia do Autor

  • Helder Ribeiro Helder Freitas, Universidade Federal de Viçosa
    Eng. Agrônomo, Doutorando em Solos Universidade Federal de Viçosa. Experiência em intervenção participativa e estratificação ambiental, tendo atuado como Articulador do Programa de Assessoria Técnica Social e Ambiental, INCRA-SR 06-MG

Downloads

Publicado

2007-09-28