Atividade de valorização do conhecimento popular ancestral durante um curso de Sistemas Agroflorestais na Escola Agrotécnica Federal de Ceres-GO.
Palavras-chave:
troca de saberes, conhecimentos populares, agroecologiaResumo
Durante os meses de março e abril de 2007 foi realizado um Curso sobre Sistemas Agroflorestais na Escola Agrotécnica Federal de Ceres com carga horária de 52 horas. Participaram 27 estudantes dentre os cursos técnicos em: Agropecuária, Meio Ambiente e Zootecnia, além de ex-alunos e uma professora. Considerando o princípio da agroecologia de resgatar e valorizar os conhecimentos populares foi realizado durante o curso a atividade “Entrevistando um sábio da minha comunidade” que buscou propiciar a vivência deste princípio. Esta atividade foi solicitada como “dever de casa” e deveria à princípio coletar informações (características e usos) de 10 espécies vegetais nativas da região do estudante. Por meio da análise dos portfólios e diálogos durante uma entrevista semi-estruturada com cada estudante foi possível diagnosticar os impactos gerados por esta atividade. Percebeu-se que os participantes gostaram muito de realizá-la pois se surpreenderam com os conhecimentos dos entrevistados (maioria foram seus avós e funcionários antigos da Escola) e disseram ter aprendido muito com eles. Esta atividade despertou nos estudantes a valorização do conhecimento popular acumulado estimulando-os dialogar com os detentores destes saberes ancestrais. Espera-se que eles continuem buscando investigar, compreender, utilizar e valorizar estes conhecimentos na suas ações pessoais e profissionais. Abstract: A course about Agroforestry Systems was executed at the Federal Agrotechnical School of Ceres-Goiás during March and April 2007, concluded with 52 hours of lessons. Twenty seven students from the technical courses of Agropecuary, Zootechny and Environmental Management, two Agropecuary Experts and a teacher joined the couse. Considering the agroecological principle of survey and valorization of the popular knowledge, an interview with a wise person of the community was proposed to the students, as an activity of the Agroforestry course. The students should interview a wise person from the community and collect information about ten native species (characteristics and utility). The impact of this activity was detected in the students notes and during the students comments. The students were surprised with the knowledge of the wise, and confirmed that they have learnt a lot with this experience. This activity provided the opportunity to the students to valorizate the local popular knowledge instigating the dialogue among generations. It s expected that the students will keep seeking, investigating and valorizating the popular knowledge during their professional actions.Downloads
Publicado
2007-09-28
Edição
Seção
Resumos do V CBA - Sociedade e Natureza