Atividade antibacteriana de desinfetantes para uso na produção orgânica de aves

Autores

  • Fátima R. F. Jaenisch Embrapa Suínos e Aves – CNPSA
  • Suzana S. Kuchiishi Centro Diagnóstico em Saúde Animal – CEDISA
  • Arlei Coldebella Embrapa Suínos e Aves – CNPSA

Resumo

A determinação de produtos eficazes na desinfecção e que não causem danos ao meio ambiente é um grande desafio para a avicultura orgânica. Sendo assim avaliou-se a atividade antibacteriana dos desinfetantes: ácido peracético, amônia quaternária, hipoclorito de sódio a 1% e a 0,1% e do composto de ácidos orgânicos (cítrico, lático e ascórbico), frente às amostras padrão de: Escherichia (E.) coli; Salmonella (S.) Enteritidis e Staphylococcus (S.) aureus nas temperaturas de 10°C e 30°C e na presença e ausência de matéria orgânica, com 20 minutos de contato. Os ácidos orgânicos mostraram-se menos efetivos na presença de matéria orgânica. No entanto, o ácido peracético, na ausência desta mostrou-se o mais eficaz frente à S. Enteritidis e igualmente efetivo frente ao S. aureus e E. coli revelando-se uma opção válida para desinfecção na avicultura orgânica, desde que precedida de limpeza criteriosa.

Biografia do Autor

  • Fátima R. F. Jaenisch, Embrapa Suínos e Aves – CNPSA
    Médica Veterinária, MSc. Patologia Animal, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa Suínos e Aves, na área de histopatologia aviária e biosseguridade em avicultura.
  • Suzana S. Kuchiishi, Centro Diagnóstico em Saúde Animal – CEDISA
    Bióloga. MSc. Microbiologia Animal, microbiologista no Laboratório do Centro de Diagnóstico em Saúde Animal - CEDISA.
  • Arlei Coldebella, Embrapa Suínos e Aves – CNPSA
    Médico Veterinário DSc. Ciência Animal e Pastagens, pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa Suínos e Aves, na área de estatistica.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis