Educação Ambiental na Aldeia Pataxó Barra Velha: A Inserção da Agroecologia no Ensino

Autores

  • Joliene Nascimento
  • Caroline Dracxler
  • Cleber Ribeiro Souza
  • Caroline Souza Siqueira
  • Leonardo Toscano Britto
  • Juliana Mateus

Resumo

RESUMO Este trabalho é o resultado das atividades realizadas pelo subgrupo de Educação Ambiental, durante o II Estágio de Vivência e Difusão da Agroecologia em Área Indígena na aldeia indígena Pataxó, Barra Velha/ BA. A aldeia fica localizada no Parque Nacional do Monte Pascoal, ocupando uma área de 8640 ha. A população é estimada em 2250 índios que sobrevivem basicamente da agricultura, da criação doméstica de frangos, da pesca e da venda de artesanato.As primeiras escolas para indígenas – e não de indígenas – surgiu por iniciativa dos missionários jesuítas da segunda metade do século XVI. Centradas na catequese, ignoraram as instituições educativas indígenas e executaram uma política destinada a desarticular a identidade das etnias, discriminando suas línguas e culturas. O objetivo do subgrupo de Educação Ambiental foi romper com a estrutura escolar tradicional que lhes foi imposta, e que as aldeias mantêm até hoje, buscando tornar a escola um espaço dialógico, no qual se discutissem a relação homem-natureza, através da inserção do pensamento ecológico. A metodologia utilizada foi a participativa, por valorizar o envolvimento da comunidade em todas as etapas do projeto. ABSTRACT This work is the result of the activities carried through for the sub-group of Ambient Education, during II the Period of training of Experience and Diffusion of the Agroecologia in Aboriginal Area in the aboriginal village Pataxó, Old Bar BA. The village is located in the National Park of Monte Pascoal, occupying an area of 8640 ha. The population is esteem in 2250 indians whom survives basically of agriculture, of the domestic creation of chickens, of it fishes and of venda of artesanato.As first schools for aboriginals - and not of aboriginals - it appeared for initiative of the Jesuit missionaries of the second half of century XVI. Centered in catequese, they had ignored the aboriginal educative institutions and they had executed one destined politics to disarticulate the identity of the etnias, discriminating its languages and cultures. The objective of the sub-group of Ambient Education was to breach with the traditional pertaining to school structure that was imposed to them, and that the villages keep until today, searching to become the school a dialógico space, in which if argued the relation man-nature, through the insertion of the ecological thought. The used methodology was the participativa, for valuing the envolvement of the community in all the stages of the project. Palavras – chave: Cultura, Ciências, Meio Ambiente. Words - key: Culture, Sciences, Environment.

Biografia do Autor

  • Joliene Nascimento
    Discente do curso de Economia Doméstica pela UFRRJ/RJ, integrante do grupo de difusão da agroecologia em área indígena, vinculado ao Decanato de Exteñsão da Universidade. Atuante na área de desenvolvimento rural e educação e sociedade.
  • Caroline Dracxler
    Discente do Curso de Biologia da UFRRJ/RJ. Integrante do grupo de difusão da agroecologia em área indígena.
  • Cleber Ribeiro Souza
    Discente do curso de Geografia da UFF/RJ, integrante do grupo de difusão da agroecologia em área indígena
  • Caroline Souza Siqueira
    Discente do curo de engenharia florestal da UFRRJ/RJ, integrantew do grupo de difusão da agroecologia em área indígena.
  • Leonardo Toscano Britto
    Discente do Curso de Engenharia Florestal da UFRRJ/RJ, integrante do grupo de difusão da agroecologia em área indígena
  • Juliana Mateus
    Discente do Curso de Agronomia da UFRRJ/RJ, integrante do grupo de difusão da agroecologia em área indígena

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Publicado

2007-09-28