Sensibilização agroflorestal na reserva indígena Krahô: O Relato de uma experiência

Autores

  • Ynaiá Masse Bueno
  • Marcio Silveira Armando
  • Juan Benjamin Sugasti

Palavras-chave:

sensibilização agroflorestal

Resumo

O povo indígena Krahô tem sua agricultura baseada no corte e queima da mata para o plantio de suas roças sobre as cinzas. A desestruturação de seu sistema de cultivo tradicional, o desgaste do solo e a fome sazonal os levaram a buscar práticas mais sustentáveis de produção de alimentos. A atuação da pesquisa deu-se através de metodologias participativas, dialógicas e construtivistas, visando realizar a sensibilização agroflorestal. Trocas de experiências e vivências agroflorestais em diferentes biomas proporcionaram aos Krahô a valorização de seus conhecimentos tradicionais e a percepção das inter-relações desses com os princípios agroecológicos, incentivando-os a enriquecer suas roças com espécies madeireiras, medicinais e frutíferas.

Biografia do Autor

  • Ynaiá Masse Bueno
    Engenheira Agrônoma, Mestre em Economia Rural. Atualmente trabalha na Embrapa Transferência de Tecnologia com agroecologia, agrofloresta e troca de experiëncias junto a povos indígenas. Participa do grupo de etnociëncia da Embrapa.
  • Marcio Silveira Armando
    Biólogo.Mestre em Ecologia. Atualmente trabalha na Embrapa Transferência de tecnologia com Agrofloresta e Transição Agroecológica, com ênfase na agricultura familiar. Participa do Grupo de Etnociência da Embrapa.
  • Juan Benjamin Sugasti
    Estudante de Engenharia Agronömica da Universidade de Brasília. Atualmente realiza estágio na Embrapa Transferência de Tecnologia com Agroecologia e com agroflorestas com o povo indígena Krahô.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)