ASSOCIAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE LÍQUIDO E FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS NO CONTROLE DO PULGÃO Aphis sp. EM ACEROLA (Malpighia glabra L.)

Autores

  • MARCOS BARROS DE MEDEIROS Coordenação de Graduação em Ciências Agrárias – Licenciatura Plena – U
  • Sérgio Batista Alves ESALQ/USP - Laboratório de Patologia e Controle Microbiano de Insetos - Piracic
  • Rogério Biaggioni Lopes ESALQ/USP - Laboratório de Patologia e Controle Microbiano de Insetos - Piracic
  • Marcelo Oliveira Garcia UNICAMP, Faculdade de Engenharia Agrícola – FEA - Campinas, SP – Brasil.
  • Leonardo Motta Berzaghi
  • Alex da Silva Barbosa Graduação em Ciências Agrárias – Licenciatura Plena – UFPB/CFT – Bana

Resumo

O estudo foi realizado na produção do campo de Ganja Bela Vista, Indaiatuba-SP, Brasil, apontando avaliar o efeito do biofertilizante líquido e do fungo entomopatogênico de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae no controle do Aphis sp. da acerola. O ensaio foi conduzido em 107 plantas com 18 meses velho, usando os tratamentos seguir: 1) biofertilizante (esterco bovino fresco, leite, melaço de cana, micronutrientes frescos e água, fermentado por 30 dias) diluído em 10%; 2) BOVERIL PM® (B. bassiana 1.5 x 109) 5 kg/ha; METARRIL PM® (Metarhizium anisopliae) 5 kg/ha; 4) biofertilizante em 10% BOVERIL positivo PM® 5 kg/ha; 5) biofertilizante em 10% METARRIL positivo PM® 5 kg/ha e controle (água). Para estimar a população no começo do estudo, uma avaliação foi feita antes das aplicações. Após sete dias foi observado o número dos insetos nas primeiras cinco folhas, em 4 plantas selecionadas previamente. Foi usado uma escala com valores para o número avaliado de insetos/broto. As reduções causadas dos tratamentos 1.2.3.4 e 5 de 34.4%, de 60.23%, de 60.1%, de 43.7 e de 64.4%, respectivamente, compararam ao controle. Os resultados mostraram a eficiência de BOVERIL PM®, e METARRIL PM® sua associação com biofertilizante para controlar esta praga.

Biografia do Autor

  • MARCOS BARROS DE MEDEIROS, Coordenação de Graduação em Ciências Agrárias – Licenciatura Plena – U
    Graduado em Ciências Agrárias - Licenciatura Plena (UFPB - Bananeiras PB, 1992), Especialização em Agricultura Tropical (UFRPE - Recife - PE, 1995), Mestrado em Produção Vegetal (UFPB - Areia PB, 1998) e Doutorado em Ciências - Entomologia (ESALQ- USP - Piracicaba - SP, 2002). É Membro Titular do Fórum Permanente de Ações Integradas sobre Agrotóxicos; Titular do Grupo Temático em Insumos da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica do MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA - Brasília - DF); Presidente da Comissão Técnica de Licenciatura em Ciências Agrárias da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR (ABEAS - Brasília - DF); Membro do Conselho Técnico da ABEAS, Vice-Presidente da SOCIEDADE DE ENTOMOLOGIA DA PARAIBA (SEPB - Campina Grande - PB), Avaliador de Instituições de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC - Brasília - DF) e Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba como: Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Agrárias; Coordenador Regional do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo; Coordenador Regional de Pesquisa do Programa Residência Agrária FADEX/INCRA/PRONERA. Desenvolve ensino pesquis e extensão na área de Agronomia, com ênfase em: fitossanidade, agroecologia, agricultura orgânica, manejo ecológico de pragas, trofobiose, biofertilizantes, controle microbiano de pragas, agricultura familiar-camponesa e educação do campo.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis