Implementação de Centros Vocacionais Tecnológicos no Noroeste do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Eugenia del Carmen Quilodran Academia da Propriedade Intelectual e Inovação INPI
  • Ricardo Vargas de Mendonça sindicato rural de Natividade

Palavras-chave:

experiências instituintes, famílias agrícolas, processos educativos

Resumo

Esta comunicação apresenta uma experiência instituinte acontecendo no município de Natividade (RJ) que envolve agricultores familiares, pesquisadores, técnicos da agricultura, associações de produtores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais, dentre outros. Relata o processo de configuração de redes de colaboração e cooperação, que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no meio rural, buscando alternativas de produção e procurando elaborar projetos dentro do âmbito das diretrizes de políticas publicas, objetivando a produção de biocombustível e cultivo de plantas medicinais, mediante os princípios agroecológicos que permitem criar metodologias de planejamento que dizem respeito à agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável como produto de inclusão social. Palavras-chave: experiências instituintes, famílias agrícolas, processos educativos.

Biografia do Autor

  • Eugenia del Carmen Quilodran, Academia da Propriedade Intelectual e Inovação INPI
    Pedagoga, Mestre em Educação, trabalhando junto associações de produtores familia agrícola no desenvolvimento de projetos agroecológicos que visam o desenvolvimento sustentável na região noroeste fluminense.
  • Ricardo Vargas de Mendonça, sindicato rural de Natividade
    Agricultor familiar, presidente do CMDRS de Natividade, buscando caminhos para o desenvolvimento dos produtores familiares.

Downloads

Publicado

2007-09-28