Planejamento Participativo e Permacultural do Centro Agroecológico da Escola Agrotécnica Federal de Ceres-GO

Autores

  • Igor A. A. Oliveira Centro de Desenvolvimento Sustentável-UnB

Palavras-chave:

planejamento participativo, permacultura, Escola Agrotécnica Federal de Ceres

Resumo

A Escola Agrotécnica Federal de Ceres (EAFCe) possui um papel fundamental na formação de técnicos que poderão ter uma formação crítica e emancipadora. As iniciativas em prol da divulgação de técnicas e práticas socioambientalmente mais corretas, (como a Agroecologia, Agricultura orgânica, Permacultura etc.) ocorrem por meio das aulas cotidianas e de cursos de aperfeiçoamento oferecidos por entidades e profissionais contratados ou voluntários. O objetivo do trabalho foi a realizar o planejamento participativo do Centro Agroecológico da EAFCe segundo os princípios e técnicas da Permacultura. Os objetivos específicos foram de ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre alternativas mais ambientalmente corretas para a região, construir propostas de ocupação ambientalmente corretas integrando os princípios da Permacultura com as disciplinas técnicas da escola e com o conhecimento prévio de cada estudante. Além de estimular a reflexão sobre os modelos de ocupação dos territórios da nossa sociedade. A Agroecologia e a Permacultura são alternativas para a construção de um modelo educativo para o ensino agrícola que leve em conta o surgimento de novas formas de pensar, de tecnologias ambientalmente corretas e que contemple também os movimentos sociais e a agricultura familiar. Abstract: The Agrotechnical School of Ceres-Goiás (ASC-GO) has a fundamental performance to the emancipatory graduation of technical students. The agroecological enterprises at the school occur during the traditional lessons and during improvement courses. The objective of this survey is to enable the participatory planning of the Agroecological Center-ASC-GO following the Permaculture principles. Other objective was to amplify the student’s knowledge about permacultural planning and agroecological techniques. Agroecology and Permaculture are alternatives to construct a new pedagogic model to the agrotechnical education, considering the emergence of new paradigms, and considering also the social movements and the familiar agriculture.

Biografia do Autor

  • Igor A. A. Oliveira, Centro de Desenvolvimento Sustentável-UnB
    Engenheiro Florestal Ex-Professor de Agricultura Sustentável-EAFCe (2006) Mestrando em Desenvolvimento Sustentável CDS-UNB

Downloads

Publicado

2007-09-28