Conservação do umbuzeiro (Spondias tuberosa) e de seus polinizadores no contexto agroecológico para a agricultura familiar indígena Pankararé no semi-árido.

Autores

  • Lilian Santos Barreto Laboratório de Abelhas LABE da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola EBDA
  • Marina Siqueira de Castro Núcleo Iraí de Desenvolvimento Sustentável NIDS da Universidade Estadual de F

Resumo

O plano de manejo para conservação do umbuzeiro e seus polinizadores foi baseado no conhecimento científico sobre biologia floral, sistema reprodutivo e polinização e no conhecimento dos índios Pankararé sobre a relação abelha/flor, uso e manejo do umbuzeiro. Para a elaboração do plano de manejo seguiu-se um diagrama de caminhos e um roteiro que incluiu: 1) A identificação das espécies que polinizam as flores do umbuzeiro, 2) O sistema de criação do polinizador considerado potencial, 3) A identificação dos recursos florais forrageados pelo polinizador, 4) A identificação de locais para nidificação do polinizador, 5) Práticas agroecológicas de manejo. Foram sugeridas ações para a conservação do umbuzeiro como redução da caça dos animais silvestres dispersores das sementes; formação de viveiros para sobrevivência das plântulas pela seleção de sementes com frutos maiores e mais doces e o zoneamento das populações de umbuzeiros visando coleta e conservação do material genético e, para a conservação dos polinizadores, o enriquecimento da caatinga com as espécies forrageiras apícolas; a redução e se possível eliminação do corte de árvores; produção de mudas de árvores que fornecem ocos para nidificação das abelhas e demais polinizadores, redução da predação de colônias de abelhas por meleiros por meio da meliponicultura.

Biografia do Autor

  • Lilian Santos Barreto, Laboratório de Abelhas LABE da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola EBDA
    Mestre em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bióloga pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Pesquisador colaborador do Laboratório de Abelhas LABE da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola EBDA.
  • Marina Siqueira de Castro, Núcleo Iraí de Desenvolvimento Sustentável NIDS da Universidade Estadual de F
    Prof. Adjunto de Ecologia do Departamento de Ciências Biológicas e do Núcleo Iraí de Desenvolvimento Sustentável da UEFS. Técnico em Desenvolvimento Rural da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola EBDA. Pesquisador colaborador do CDS - Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília UNB.

Downloads

Publicado

2007-09-28