O uso de inovações na transição de sistemas tradicionais de produção do semi-árido do Nordeste: alguns dilemas

Autores

  • Helenira Ellery Marinho Vasconcelos Embrapa Agroindústria Tropical
  • Marcelo Renato Alves de Araújo Embrapa Caprinos

Resumo

No Nordeste brasileiro, proliferam propostas de transferência de tecnologias alinhadas aos princípios do desenvolvimento rural sustentável, que fundam suas justificativas no agravamento da questão ambiental, evidenciando tendências de desertificação de espaços rurais, sobretudo, de ecossistemas da caatinga, associando tais fenômenos às práticas adotadas pelos sistemas tradicionais agricultura familiar, a chamada agricultura itinerante, caracterizada pelo cultivo de uma área por um ou dois anos, seguido por vários anos de pousio. A reconversão dos sistemas de produção da agricultura familiar, por meio da implantação de sistemas agrossilvipastoris, referenciados na agroecologia, tem sido uma opção apregoada por organismos de fomento ao desenvolvimento rural. Inserido nesta temática, o presente estudo narra algumas dificuldades de implantação de um projeto de validação de sistemas agrossilvipastoris em assentamentos do Ceará.

Biografia do Autor

  • Helenira Ellery Marinho Vasconcelos, Embrapa Agroindústria Tropical
    Agrônoma Pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Mestre em Desenvolvimento Sociedade e Agricultura - CPDA, 1997 Doutoranda do Curso de Sociologia da UFC
  • Marcelo Renato Alves de Araújo, Embrapa Caprinos
    Pesquisador da Embrapa Caprinos Graduação em Agronomia. Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. Mestrado em Agronomia. Mcgill University, MCGILL, Canadá. Doutorado em Agronomia. University Of Saskatchewan, U. OF S., Canadá. Título: Variation and heritability in meadow bromegrass, Ano de Obtenção: 2000.

Downloads

Publicado

2007-09-28