O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como estratégia de vínculo dos agricultores familiares agroecológicos no fornecimento da merenda escolar.

Autores

  • Gabriela da Silva Schirmann Catarina de Fátima da Silva
  • Daniel Bampi Rosar Rolde Romeu Rosar
  • Antonio Augusto Alves Pereira

Resumo

Este estudo pretende apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como estratégia de mercado institucional para a agricultura familiar agroecológica, baseado no fornecimento de merenda escolar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca a importância da agricultura familiar no fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda das escolas públicas brasileiras, no entanto não dispõem de mecanismos precisos para a inclusão deste grupo nos processos de compra. Desta forma o PAA, criado em 2003, em sua modalidade de Compra para Doação Simultânea, tem como diretriz a articulação entre produtores familiares e as demandas locais de alimentos em escolas e creches. O PAA permite que os agricultores enquadrados nos grupos A ao D do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) forneçam, a cada ano, até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) de produtos para serem utilizados na merenda escolar. A divulgação deste programa entre os promotores da agricultura familiar e da agroecologia visa difundir estratégias que possam ajudar no desenvolvimento rural local e sustentável. Palavras-chave: Merenda escolar, Programa de Aquisição de Alimentos, Desenvolvimento rural

Biografia do Autor

  • Gabriela da Silva Schirmann, Catarina de Fátima da Silva
    Nutricionista, mestranda em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Daniel Bampi Rosar, Rolde Romeu Rosar
    Cientista Social, mestre em Agroecossistemas pela Univercidade Federal de Santa Catarina.
  • Antonio Augusto Alves Pereira
    possui graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor Associado I, do Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina e membro da diretoria (secretário) da ONG Associação Orgânica, que trabalha com certificação de produção orgânica e implantação de pátios de compostagem. Tem experiência na área de Irrigação e Drenagem e aproveitamento da água no meio rural, com ênfase Agroecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, drenagem e aeração do solo e arroz irrigado orgânico.

Downloads

Publicado

2007-09-28