Pesquisas participativas “para” e “com” comunidades rurais: Caminhos diferentes para a construção socio-ambiental de conhecimentos agroecológicos

Autores

  • Sérgio L.G. Pinheiro EPAGRI
  • Walter De Boef UFSC, IAC

Resumo

Muitas pesquisas participativas se baseiam nos pressupostos da ciência convencional (objetividade, previsibilidade e reducionismo), característica de pesquisas “para” as comunidades rurais. Contudo, em situações complexas, típicas de sistemas agroecológicos, uma epistemologia alternativa é necessária. Nela, conhecimento é produto de distinções humanas, a responsabilidade substitui a objetividade e a incerteza e a complexidade são reconhecidas no processo de investigação. Este artigo sugere a construção de pesquisas “com” as comunidades rurais, através de formas dialéticas e interativas de participação que valorizam as diversas percepções sobre realidade, valores e interesses. Esta abordagem muda o foco de pesquisa do controle para as relações e consolida os princípios da agroecologia, fortalecendo as capacidades das comunidades locais para a aprendizagem socio-ambiental e a construção interativa de conhecimentos. Termos de indexação: pesquisa participativa; agroecologia; construção social de conhecimentos.

Biografia do Autor

  • Sérgio L.G. Pinheiro, EPAGRI
    PhD Desenvolvimento Sustentável - Austrlian National University - Austrália - 1997 Mestrado em Agronomia. Lincoln University, U.LINCOLN, Nova Zelândia.
  • Walter De Boef, UFSC, IAC
    PhD em Agrobiodiversidade, Holanda

Downloads

Publicado

2007-09-28