Agroecologia e comunicação: matérias publicadas a partir do clipping da Embrapa Pantanal

Autores

  • Ana Maria Dantas de Maio EMBRAPA Pantanal

Palavras-chave:

agroecologia, comunicação, mídia

Resumo

Resumo: De janeiro a 15 de setembro de 2008, a Embrapa Pantanal contabilizou em seu clipping 110 matérias publicadas ou veiculadas pela mídia sobre agroecologia e produção orgânica. Trata-se do segundo tema mais disseminado pela Unidade da Embrapa em Corumbá (MS), perdendo apenas para assuntos ligados à pesca. O resultado surpreende, considerando que dos 40 pesquisadores da Embrapa Pantanal, apenas um se dedica inteiramente à agroecologia. A contagem é observada a partir da perspectiva do agenda setting, hipótese da comunicação que considera que as pessoas vão dialogar sobre temas que são publicados pela imprensa. A agroecologia não ocupa lugar central nas discussões nacionais em função da divulgação pela mídia, mas entre o público que se interessa por agropecuária, é um tema relevante. A assessoria de comunicação da Embrapa Pantanal constatou ainda que a ação conjunta com outras assessorias influencia quantitativamente no esforço de divulgação de matérias. Palavras-chave: agroecologia, comunicação, mídia Abstract: From January to September 15th 2008, Embrapa Pantanal has listed 110 published news about agroecology or organics products on its clipping. This is the second most published theme by Embrapa in Corumbá (MS). The first one is Fishing. This is a very surprising result, as Embrapa Corumbá has just one researcher working full time on this subject. From the perspective of agenda setting, the counting was observed. Agenda setting is a communication hypothesis that consider that people will talk about subjects published by media. Agroecology doesn’t figure in the ranking of the most talked country subjects. Despite this, it’s a very important topic among agropecuary readers. The Embrapa Pantanal journalism team has discovered that working together with other news agencies has a huge influence in publicizing. Key words: Agroecology, communication, media

Downloads

Edição

Seção

Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia