Aceitabilidade de alimentação à base de capucinha (Tropaeolum majus)

Autores

  • Vera L O. GOLZE Agência de Desenvol. Agrário e Extensão Rural - AGRAER
  • Tomaz A. SOUZA Centro de Educação Profissional de Aquidauana - CEPA

Palavras-chave:

aceitabilidade, salada, capuchinha

Resumo

Resumo: O trabalho desenvolveu-se em agosto de 2007 mediante a apresentação de diversos modelos de saladas a partir de flores e folhas de capuchinha e objetivou verificar a aceitabilidade desta para se tornar mais uma opção de hortaliça tanto para a produção quanto para o consumo. A degustação foi realizada com um grupo de 46 pessoas. Foram feitas saladas apenas de folhas e flores e saladas mistas com folhas de rúcula, utilizando-se dois tipos de molhos, sendo servida em molheiras. Os questionários aplicados constataram que 65% desconheciam a planta, 30% consideraram muito saborosas e 70% saborosa. Sobre a característica ou sabor, 61% disseram possuir um sabor picante e 22% possuir um sabor adocicado. Chamando a atenção de 5% sobre o perfume da salada e o restante observou a composição e beleza. Portanto deve-se fazer um marketing, sendo viável o plantio como hortaliça para venda, ampliando as opções de hortaliças a serem produzidas na região de Aquidauana. Palavras-chave: aceitabilidade, salada, capuchinha. Abstract: The work was developed in August of 2007 and was presented diverse models of salads from flowers and leaves of capuchinha and objectified to verify the acceptability of this to become in such a way a vegetable option for the production how much for the consumption. The degustation was carried through with a group of 46 people. Foods only of and mixing flowers and foods with of rúcula had been made, used two types of gravies, being served in canisters. The applied questionnaires had evidenced that 65% were unaware of the plant, 30% had considered very flavorful and flavorful 70%. On the characteristic or flavor, 61% had said to possess a spiced flavor and 22% to possess a flavor candy. Calling the attention 5% on the aroma of the food and the remain it observed for the composition and beauty. Therefore a marketing must be made, being viable the plantation as vegetable for sales, extending the vegetable options to be produced in our region. Key words: acceptability, vegetable, capuchinha.

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Publicado

2009-03-14

Edição

Seção

Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia