Aves e Mamíferos em Agroflorestas da Ecovila Goura Vrindávana, Situada na Zona de Entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Paraty - RJ

Autores

  • Valéria S. Moraes-Ornellas ESALQ/USP
  • Ricardo B. Ornellas ESALQ/USP

Palavras-chave:

Ecologia de Comunidades, Manejo de Habitat, Fauna Silvestre, Agroflorestas, Unidades de Conservação

Resumo

Pesquisas demonstram que agroflorestas são importantes para atração e manutenção da fauna. Quando situados em entorno de unidades de conservação, os SAFs podem estender os habitats das áreas protegidas, minimizando conflitos entre a conservação das espécies e as populações humanas. O presente trabalho analisa a fauna de aves e mamíferos de um sistema silvibananeiro situado no entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Foram identificadas 73 espécies de aves e 10 de mamíferos. As aves estiveram representadas por formas predominantemente florestais, havendo a ocorrência inclusive do pichochó (Sporophila frontalis), considerado vulnerável à extinção. Os mamíferos inventariados são formas freqüentes na floresta ombrófila densa submontana. Sugere-se que os sistemas silvibananeiros estejam contribuindo com a manutenção de uma parcela da fauna da região. No entanto, são necessários estudos quantitativos para se conhecer com precisão a relevância do ecossistema para os animais do Parque.

Biografia do Autor

  • Valéria S. Moraes-Ornellas, ESALQ/USP
    Bióloga (UFPR), Mestre em Ecologia (UNICAMP), Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), Pesquisadora-Colaboradora da ESALQ/USP (desde 2007).
  • Ricardo B. Ornellas, ESALQ/USP
    Graduando em Biologia (UFRJ), Produtor Rural, Pesquisador-Colaborador da ESALQ/USP (desde 2007).

Downloads

Publicado

2009-12-31