Controle alternativo do gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais, em armazenamento com subprodutos do processamento do xisto, no Paraná, Brasil.

Autores

  • Magda Fernanda Paixão Bolsista do Instituto Agronômico do Paraná
  • Dirk Claúdio Ahrens Instituto Agronômico do Paraná
  • Rodolfo Bianco Instituto Agronômico do Paraná
  • Osvaldo de Castro Ohlson Empresa Paranaense de Classificação de Produtos
  • Francisco Skora Neto Instituto Agronômico do Paraná
  • Francinéia Alexandre da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Juliane Terezinha Caieiro Empresa Paranaense de Classificação de Produtos
  • Nilceu Ricetti Xavier de Nazareno Instituto Agronômico do Paraná

Palavras-chave:

pragas de grãos armazenados, pós-inertes, cinza de xisto, silício.

Resumo

Estima-se que as perdas anuais causadas por pragas durante o armazenamento de grãos equivalem a 10% da produção no Brasil. O mercado tradicional fornece agrotóxicos para esta finalidade, porém os produtores de base ecológica têm poucas alternativas. Assim, objetivou-se verificar a eficácia dos subprodutos do xisto no controle de S. zeamais em sementes de milho. Foram empregados pós de xisto retortado, finos de xisto, calxisto e cinza de xisto nas doses 2 e 5 Kg/1000 Kg de sementes, terra diatomácea e testemunha não tratada. Os ensaios foram conduzidos em dois locais, em delineamento inteiramente casualizado, três repetições por local e época de avaliação. A mortalidade foi verificada bimestralmente até 180 dias. Verificou-se o efeito dos tratamentos através da ANOVA e diferença de médias por L.S.D., ao nível de P<0,05. Cinza de xisto foi eficiente até os 180 dias de armazenamento, apresentando grande potencial no controle do gorgulho-do-milho para a agricultura de base ecológica.

Biografia do Autor

  • Magda Fernanda Paixão, Bolsista do Instituto Agronômico do Paraná
    Graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia pelas Faculdades Integradas "Espírita" (2008). Atualmente é Bolsista do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Curitiba- PR.
  • Dirk Claúdio Ahrens, Instituto Agronômico do Paraná
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Ponta Grossa - PR.
  • Rodolfo Bianco, Instituto Agronômico do Paraná
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), mestrado em Entomologia e Acarologia Agricola pelo Colégio de Postgraduados de Chapingo (1982) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (1995). Atualmente é Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Londrina - PR.
  • Osvaldo de Castro Ohlson, Empresa Paranaense de Classificação de Produtos
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1976) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (2009) . Atualmente é responsável técnico da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos, em Curitiba- PR.
  • Francisco Skora Neto, Instituto Agronômico do Paraná
    Graduação em Engenharia Agrônomica pela Universidade Federal do Paraná (1978) , mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Crop Science - Weed Science pela North Carolina State University (1998) . Atualmente é Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná e Revisor de periódico da Planta Daninha.
  • Francinéia Alexandre da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Estudante de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- curso de Agronômia (2004).
  • Juliane Terezinha Caieiro, Empresa Paranaense de Classificação de Produtos
    Graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita (FIES), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é analista da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos.
  • Nilceu Ricetti Xavier de Nazareno, Instituto Agronômico do Paraná
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Plant Pathology - University of Minnesota (1979) e doutorado em Plant Pathology - Ohio State University (1992). Atualmente é pesquisador III do Instituto Agronômico do Paraná e professor convidado da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>