Indução de Resistência a Doença em Soja (Glycine max (L.) Merr.) Mediada por Entomopatógenos

Autores

  • Josinaldo Zanotti Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Alfredo de Gouvea Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Mariana Pizzatto Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Sergio Miguel Mazaro Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Jean Carlo Possenti Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Tiago Venturini Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Ivandro Api Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Soja orgânica, Controle Biológico, Entomopatógeno, Fitoalexina

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de entomopatógenos sobre a produção de fitoalexinas, o desenvolvimento de doenças e a produtividade de soja. O trabalho foi realizado in vitro e in vivo na UTFPR Campus Dois Vizinhos, avaliou-se Baculovírus, Bacillus thuringiensis e Metarhizium anisopliae, isoladamente ou em combinações. A bactéria B. thuringiensis induziu a produção de fitoalexinas gliceolinas em cotilédones de soja, reduziu a incidência de oídio causado por Microsphaera diffusa, reduziu a desfolha provocada por herbívoros em soja, não inteferindo, contudo, na produtividade.

Biografia do Autor

  • Josinaldo Zanotti, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Técnico Agrícola com Habilitação em Agricultura formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos. Atualmente é graduando do Curso Bacharelado em Zootecnia na mesma instituição de ensino. É bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq atuando nas áreas de pesquisa referentes a Indução de resistência a doenças e pragas em soja mediado pelo uso de entomopatógenos e extratos vegetais, Métodos Físicos de Controle do Cascudinho dos aviários (Alphitobius Diaperinus).
  • Alfredo de Gouvea, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Possui graduação em Lic. Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), especialização em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco, UCB-RJ (1997), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola.
  • Mariana Pizzatto, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Técnico em Agropecuária formada pelo Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil - Clevelândia, Pr no ano de 2007. Atualmente é acadêmica do Curso de Tecnologia em Horticultura. Possui experiência em Entomologia Agrícola com ênfase em Mosca-das-frutas. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.
  • Sergio Miguel Mazaro, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Indução de Resistência em Plantas e Fisiologia Pós Colheita de Frutas, atuando principalmente nos seguintes temas: indução de resistência, fitossanidade e pós-colheita.
  • Jean Carlo Possenti, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é professor de ensino básico, médio e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Dois Vizinhos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em assistência técnica, produção de hortifrutigranjeiros, produção e beneficiamento de sementes, produção de soja orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Grandes culturas, produção de sementes, mercado, custos de produção, defesa sanitária vegetal, vigor de sementes, armazenamento de grãos.
  • Tiago Venturini, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Técnico Agrícola, formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos em 2007. Atualmente é Acadêmico em Bacharelado em Zootecnia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É bolsista do grupo PET-Zootecnia, atuando nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.
  • Ivandro Api, Universidade Tecnologica Federal do Paraná
    Técnico Agrícola, formado em 2006 pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos, tem experiência prática em culturas agrícolas e criações zootecnicas. Atualmente, cursa Bacharelado em Zootecnia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É bolsista do grupo PET-Zootecnia da UTFPR, atuando nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal