Trofobiose em Lavoura Cafeeira no Primeiro Ano de Transição Agroecológica no Sul de Minas Gerais

Autores

  • Vanessa Cristina de Almeida Theodoro Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Antônio Nazareno Guimarães Mendes Universidade Federal de Lavras
  • Rubens José Guimarães Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Agroecologia, Coffea arabica, Bicho-mineiro-do-cafeeiro, adubação orgânica, teoria da trofobiose.

Resumo

O experimento foi instalado em agosto de 2004 em uma lavoura cafeeira (Catuaí Amarelo, espaçamento 4,0 x 0,7 m e idade de 6 anos) no primeiro ano de transição agroecológica. Empregou-se o delineamento látice balanceado 4x4 com cinco repetições em fatorial 3x2x2 mais quatro tratamentos adicionais. Foram testados o farelo de mamona, o esterco bovino, a cama de aviário, a palha de café mais a adubação verde com feijão-guandu, e pulverizações com o biofertilizante. O manejo convencional constou da aplicação de sulfato de amônio e o cloreto de potássio e de adubação foliar convencional. Foi avaliada a interação entre o comportamento do bicho-mineiro e o teor de açúcares solúveis totais e proteína na folha do cafeeiro. A adubação orgânica afeta a produção de açúcares solúveis totais na folha do cafeeiro. O farelo de mamona promove um menor acúmulo de açúcares solúveis totais na folha, o que possivelmente concorre para um aumento da resistência da planta ao bicho-mineiro.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristina de Almeida Theodoro, Universidade do Estado do Mato Grosso
    Engenheira agronôma pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia, Doutorado em Fitotecnia/Agroecologia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT/Cáceres), ministra as disciplinas de Sistemas Agroflorestais, Fitotecnia II (culturas perenes) e Manejo da Vegetação Espontânea no curso de Agronomia.
  • Antônio Nazareno Guimarães Mendes, Universidade Federal de Lavras
    Reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), Professor Adjunto do Departamento de Agricultura, Doutor em Genética do Cafeeiro.
  • Rubens José Guimarães, Universidade Federal de Lavras
    Pró-Reitor de Extensão da UFLA, Professor Adjunto do Departamento de Agricultura, Doutor em Fitotecnia.

Downloads

Publicado

2009-12-31