Eficiência Energética do Consorcio de Milho e Abacaxi em Sistema de Cultivo Agroecológico

Autores

  • Sonaira Souza da Silva
  • Sebastião Elviro de Araújo Neto

Palavras-chave:

Conversão energética, balanço energético, tração animal, plantio direto

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a conversão e o balanço energético de sistema de cultivo agroecológico consorciado de milho e abacaxi no município de Porto Acre, Acre. Foram analisadas as entradas e saídas energéticas da conversão em agricultura de duas áreas experimentais, uma com 20 anos de pastejo bovino extensivo e outra com 4 anos de pousio sob puerária. O preparo do solo utilizado foram: experimento 1 - capina manual total, roçadeira costal motorizada, aração-gradagem convencional e pastejo bovino intensivo para ambos experimentos, exclusivamente para o experimento 1 foi utilizado aração com tração animal e para o experimento 2, capina manual somente na linha de plantio e pastejo intensivo com frango caipira. Os melhores resultados de eficiência energética e balanço energético foram capina manual total e roçadeira no Experimento 1 e capinal manual na linha e total no experimento 2, métodos de preparo do solo que apesar de usar muita mão-de-obra, são menos dependentes de insumo externos, inclusive de combustíveis fosseis.

Biografia do Autor

  • Sonaira Souza da Silva
    Engenheira Agrônoma formada em 2007 pela Universidade Federal Acre e Aluna de Mestrado em Podução Vegetal da Univesidade Federal do Acre.
  • Sebastião Elviro de Araújo Neto
    Engenheiro Agronômo formado em 1998 pela Univesidade Federal do Acre, Mestre em Fitotecnia em 2000 pela Universidade Federal Rural do Semi-árido e Doutor em Fitotecnia Formado em 2004 pela Universidade Federal de Lavras. Professor Ajunto de Agroecologia na Univesidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2009-12-31