Consumo Foliar de Batata Tratada com Diferentes Extratos de Meliaceas por Diabrotica speciosa (Germar, 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae)

Autores

  • Carlos Alberto Barbosa Medeiros Embrapa Clima Temperado
  • Dori Edson Nava Embrapa Clima Temperado

Palavras-chave:

Inseticida botânico, antialimentar, Agroecologia

Resumo

Um dos desafios no processo de transição agroecológica para o redesenho de agroecossistemas é a substituição de insumos. A produção de batata, tradicional na região sul do Brasil, tem como um dos desafios centrais a convivência com insetos, principalmente a Diabrotica speciosa. A utilização de plantas na formulação de produtos para uso agrícola é uma estratégia baseada no princípio da sustentabilidade, principalmente quando utiliza processos simplificados e matéria prima disponível e renovável. Este estudo foi desenvolvido no Laboratório de Entomologia da Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, e comparou o efeito deterrente de extratos etanólicos de Meliaceas em diferentes concentrações sobre D. speciosa, em batata. As espécies utilizadas foram Trichilia claussenii, Melia azedarach e Cedrela fissilis. A espécie que apresentou melhor desempenho, diferindo-se da testemunha foi a T. claussenii nas maiores concentrações.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Barbosa Medeiros, Embrapa Clima Temperado
    Pesquisador da Embrapa Clima Temperado. Trabalha na área de Agroecologia e nutrição mineral de plantas. Atualmente é supervisor da Estação Experimental Cascata.
  • Dori Edson Nava, Embrapa Clima Temperado
    Pesquisador da Embrapa Clima Temperado. Trabalha na área de controle biológico.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal