A Agroecologia e a Perspectiva Orientada ao Ator na análise do processo de construção do conhecimento e da inovação

Autores

  • Flavia Muradas Bulhões Unversidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabio Kessler Dal Soglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Conhecimento Local, Inovação, Abordagem teórica.

Resumo

A Agroecologia é o campo científico de abordagem sistêmica que considera necessária a valorização do conhecimento local. No entanto, existem limitações na abordagem teórica da Agroecologia sobre os processos de geração de conhecimento e de inovações, envolvidos no manejo desenvolvido nas comunidades, em especial pelos agricultores familiares camponeses. Pretendemos analisar estas limitações e propor a adoção da Perspectiva Orientada pelo Ator (POA) como um referencial teórico passível de aplicação na Agroecologia.

Biografia do Autor

  • Flavia Muradas Bulhões, Unversidade Federal do Rio Grande do Sul
    Graduada em Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Geografia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Doutoranda em Desenvolvimento Rural pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Apresenta interesse em temas relativos a gestão ambiental, manejo florestal sustentável, agrofloresta e nos processos de construção do conhecimento associados a transição tecnológica, que tenham foco na sustentabilidade.
  • Fabio Kessler Dal Soglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), doutorado em Fitopatologia - University of Illinois at Urbana-Champaign (1995), e especialização em Melhoramento de Plantas pela Universide de Wageningen - Holanda (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, editor chefe da Revista Brasileira de Agroecologia, tendo sido presidente da Associação Brasileira de Agroecologia de 2004 a 2007, atuando hoje como 2o.Vice-Presidente. Tem experiência na área de Agroecologia e de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, controle biológico, desenvolvimento rural, e controle biologico. Entre 2006 e 2007 foi representante da sociedade civil como especialista em Agricultura familiar junto à Comissão Tecnica Nacional de Biossegurança - CTNBio.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>