Introdução do Cultivo de Physalis (Physalis angulata L.) de Base Agroecológica na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul.

Autores

  • Rael Alfredo Duarte Lissner Universidade Federal de Santa Maria
  • Hugo Aníbal Gonzalez Vela Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Agroecologia, Base ecologica, Manejo Integrado

Resumo

Durante o estágio curricular do curso de Agronomia pude participar dos projetos executados pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS), dentre estes, está a introdução do cultivo comercial de physalis (Physalis angulata L.) na região central do estado, sendo baseado nos princípios agroecológicos de cultivo como alternativa de renda em pequenas propriedades. O referido projeto foi realizado no município de Santa Maria - RS, sendo iniciado em outubro de 2008 e continua até o presente momento. Participaram do projeto, técnicos da EMATER/RS, agricultores da região e acadêmicos de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Observa-se um alto de grau de participação e utilização eficiente das técnicas de base agroecológica, principalmente no que diz respeito ao manejo de pragas e insetos.

Biografia do Autor

  • Rael Alfredo Duarte Lissner, Universidade Federal de Santa Maria
    Estudante de Graduação em Agronomia, estagiário do Departamento de Educação Agrícola e Extensão rural, com enfase em enfoque participativo, e do Nucleo de Estudos do Meio Ambiente e Desenvolvimento NEMAD e Departamento de Entomologia Agrícola, com destaque para pesquisa de controle biológico e ação de plantas inseticidas.
  • Hugo Aníbal Gonzalez Vela, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Eng. Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1981), mestrado em Extensão Rural pela UFSM (Premio SOBER - 1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Estagio Pós-doutoral na Universidade Autonoma do Estado de México. Prof. Associado II da UFSM, professor convidado de varias universidades do Brasil e Exterior, tem dado consultorias para IICA, OEA, INTA, UDELAR, etc. Assesor da Associação de U. Grupo Montevideo (20 U. do Mercosul e Chile). Consultor de Revistas Científicas.

Downloads

Publicado

2009-12-31