Biomassa de Fauna do Solo e da Serapilheira em Diferentes Coberturas Vegetais no Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • CARMEN MARIA COIMBRA MANHÃES Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
  • EMANUELA FORESTIERI DA GAMA-RODRIGUES Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
  • MARIA KELLEN DA SILVA MOÇO Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
  • ANTONIO CARLOS CARLOS DA GAMA-RODRIGUES Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL

Palavras-chave:

organismos do solo, diversidade de espécies

Resumo

A cobertura vegetal exerce efeito importante sobre a fauna do solo, influenciando os grupos taxonômicos capazes de colonizar o solo. Com o trabalho objetivou-se avaliar a influência das coberturas acácia e sabiá sobre a biomassa (g m-2) da meso e macrofauna em solo e serapilheira, comparadas a uma capoeira. As coberturas vegetais estudadas foram as leguminosas: Mimosa caesalpiniifolia (sabiá) e Acacia auriculiformes (acácia) e uma capoeira com 40 anos de idade, usada como referência. Foram coletadas cinco amostras de solo na profundidade de 5 cm e cinco amostras de serapilheira em cada cobertura vegetal. A triagem dos indivíduos foi feita com lupa e, em seguida, foram classificados em grandes grupos taxonômicos. A biomassa de fauna (massa dos indivíduos em g m-2) foi obtida através de balança de precisão. A biomassa em g m-2 na serapilheira variou de 6 a 47 e no solo, de 3 a 28. A cobertura sabiá foi a que apresentou maiores valores médios de biomassa de fauna na serapilheira e no solo.

Biografia do Autor

  • CARMEN MARIA COIMBRA MANHÃES, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
    Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com experiência e ênfase em Ciências do solo (Utilização de leguminosas arbóreas e da Fauna do Solo como bioindicador em Recuperação de àreas Degradadas) e Administração de Empresa Agrícola. Atualmente é mestranda em Produção Vegetal na Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF.
  • EMANUELA FORESTIERI DA GAMA-RODRIGUES, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
    EMANUELA FORESTIERI DA GAMA-RODRIGUES DESENVOLVEU O PROJETO DE PÓS-DOUTORADO INTITULADO Carbon Storage in Soil-Size Fractions under Cacao Agroforestry Systems in Bahia, Brazil NA UNIVERSITY OF FLORIDA, TENDO COMO SUPERVISOR O Dr. P. K. RAMACHANDRAN NAIR (DISTINGUISHED PROFESSOR, DIRECTOR, CENTER FOR SUBTROPICAL AGROFORESTRY (CSTAF), SCHOOL OF FOREST RESOURCES AND CONSERVATION). CONCLUIU O DOUTORADO EM AGRONOMIA (CIENCIA DO SOLO) PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE E PROFESSORA ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO. PUBLICOU 17 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS, 04 CAPÍTULOS DE LIVRO E 70 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 9 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 9 DISSERTACOES DE MESTRADO E CO-ORIENTOU 2, ORIENTOU 1 TESE DE DOUTORADO E CO-ORIENTOU 2, ALEM DE TER ORIENTADO 11 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NA AREA DE AGRONOMIA. RECEBEU 2 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUALMENTE ORIENTA DOIS ALUNOS DE DOUTORADO E UM DE MESTRADO E CO-ORIENTA DOIS DE DOUTORADO E DOIS DE MESTRADO. ENTRE 1999 E 2006 PARTICIPOU DE 14 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENOU 4 DESTES. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA FINANCIADO 1 PELO USDA (United States Departement of Agriculture) E OUTRO PELA MARS Cacau. ATUA NA AREA DE AGRONOMIA, COM ENFASE EM MICROBIOLOGIA E BIOQUIMICA DO SOLO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 47 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: ATIVIDADE MICROBIANA, BIOMASSA MICROBIANA, QUALIDADE DO SOLO, SOLOS FLORESTAIS, MATERIA ORGANICA, BIOLOGIA DO SOLO, CARBONO, NITROGENIO, SERAPILHEIRA, SISTEMAS AGROFLORESTAIS.
  • MARIA KELLEN DA SILVA MOÇO, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
    Possui graduação em Agronomia (2003) e Mestrado em Produção Vegetal (2006) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e cursa Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Biologia do solo, com ênfase em Fauna do solo.
  • ANTONIO CARLOS CARLOS DA GAMA-RODRIGUES, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/LSOL
    Antonio Carlos da Gama-Rodrigues concluiu o pós-doutorado em Modelagem da Dinâmica de P no Solo na University of Florida em 2008. Bolsista de Produtividade. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Publicou 31 artigos em periódicos especializados e 59 trabalhos em anais de eventos. Possui 7 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 31 itens de produção técnica. Participou de 35 eventos no Brasil e 1 no exterior. Orientou 4 dissertações de mestrado e co-orientou 6 orientou 4 teses de doutorado e co-orientou 3 teses de doutorado, além de ter orientado 7 trabalhos de iniciação científica e 1 trabalho de conclusão de curso nas áreas de Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal e Ecologia. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Entre 1999 e 2008 participou de 16 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 8 destes. Atua na área de Agronomia, Ciência do Solo, com ênfase em Balanço e Ciclagem de Nutrientes. Em suas atividades profissionais interagiu com 76 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciclagem de nutrientes, eucalipto, biomassa microbiana, Mata Atlântica, fertilidade do solo, agrossilvicultura, sistemas agroflorestais, decomposição e balanço de nutrientes.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)