Viabilidade Econômica da Produção de Palmito de Pupunha com Adubação Orgânica em Costa Rica

Autores

  • Francisco Paulo Chaimsohn IAPAR
  • Enrique Villalobos Rodríguez Universidad de Costa Rica
  • Jorge Mora-Urpí

Palavras-chave:

Bactris gasipaes, valor presente líquido, taxa interna de retorno, relação beneficio custo.

Resumo

Analisou-se a viabilidade econômica da produção de palmito de pupunha (Bactris gasipaes K.), usando adubos orgânicos e diferentes densidades de plantio (3333, 5000 y 6666 plantas.ha-1), em Costa Rica, América Central. Para qualificar a rentabilidade da fertilização orgânica utilizou-se como indicadores o valor presente líquido, a taxa interna de retorno e a relação custo beneficio, considerando-se diferentes cenários de custo do adubo orgânico e preços do produto. A produção de palmito com fertilizante orgânico só seria viável economicamente se o mesmo fosse produzido na propriedade e o preço de venda do palmito fresco fosse igual o maior a US$ 0.40; ou se o preço unitário de venda do palmito fosse US$ 0.30 e a quantidade de fertilizante orgânico fosse reduzida pela metade a partir do segundo ano de plantio.

Biografia do Autor

  • Francisco Paulo Chaimsohn, IAPAR
    Pesquisador do IAPAR, M.Sc. em Sistemas Agroflorestais pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Ensenanza (CATIE, Costa Rica), Doutor en Sistemas de Produção Agrícola Tropical Sustentável pela Universidad de Costa Rica (UCR, Costa Rica). Desenvolve trabalhos de pesquisa com espécies florestais não madeiráveis.
  • Enrique Villalobos Rodríguez, Universidad de Costa Rica
    PhD em Fisiologia da Produção de Cultivos Agrícolas pela Iowa State University. Professor catedrático de Fisiologia da Produção, Universidad de Costa Rica
  • Jorge Mora-Urpí
    In memorian

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)