Eficiência da Terra de Diatomácea no Controle do Caruncho-do-Feijão Acanthoscelides Obtectus e o Efeito na Germinação do Feijão

Autores

  • Aline Loise Martins
  • Nádia Cristina Oliveira Integrado Colégio e Faculdade

Palavras-chave:

controle alternativo, qualidade fisiológica, feijão armazenado.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo constatar a eficiência da terra de diatomácea (TD) no controle do Acanthoscelides obtectus e o efeito na germinação de feijão. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em doses de TD de: zero; 500; 750; 1000 e 1500g de TD t-1. Acondicionou-se em recipientes plásticos (capacidade de 2,0 litros) 500g de feijão. Em cada um, realizou-se homogeneização da TD; liberou-se 20 insetos adultos não-sexados de A. obtectus. As avaliações de mortalidade e reincidência foram realizadas aos zero, 07, 15, 30, 50, 70 e 120 dias após a infestação. Para constatação do efeito da TD na germinação de feijão fez-se teste de germinação. Os resultados permitiram concluir que a TD proporcionou 100% de controle de A. obtectus nos 15 primeiros dias após a exposição aos feijões tratados. Quanto à germinação não verificou-se interferência da TD na qualidade fisiológica do feijão.

Biografia do Autor

  • Aline Loise Martins
    Engenheira Agrônoma formada pelo Integrado - Colégio e Faculdade de Campo Mourão; cursando pós-gradução em Gerenciamento e Aditoria Ambiental na UTFPR - Universidade Tecnologica do Paraná - Campus Campo Mourão; atuando na Prefeitura Municipal de Nova Tebas como Engenheira Agronoma voltada para agricultura familiar e produção orgânica.
  • Nádia Cristina Oliveira, Integrado Colégio e Faculdade
    Professora Doutora na área de Entomologia Agrícola no Curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal