Compostagem Orgânica: “Fazer para Aprender”, uma Experiência de Ensino-Aprendizagem na Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira – Belém – PA

Autores

  • João Paulo Castanheira Lima Both
  • Roberto Rodrigues Senna

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos, reutilização, educação ambiental.

Resumo

A experiência de reutilização dos resíduos orgânicos para fabricação da compostagem foi uma alternativa para a redução do lixo orgânico produzido na Escola Pública Municipal Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (EB), em Belém do Pará, por um lado, e uma ferramenta para o processo de aprendizagem dos alunos durante o curso técnico em meio ambiente, módulo manejo de flora do segundo semestre de 2008. O enfoque foi dado na coleta dos resíduos oriundos da vegetação presente na área da EB para a compostagem e a incorporação de novos hábitos e conceitos de educação ambiental e sustentabilidade. Os objetivos e resultados da fabricação da compostagem orgânica na EB vai além da reutilização dos resíduos coletados nos diversos espaços da instituição, mas observou-se a conscientização pelos alunos da relação homem-meio ambiente e da importância da preservação ambiental.

Biografia do Autor

  • João Paulo Castanheira Lima Both
    Atualmente é Professor do Curso Profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente da Escola Bosque Profº. Eidorfe Moreira. Possui Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável - MAFDS (2008), do Núcleo de Estudos sobre Agricultura Familiar, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui Especialização em Gestão da Produção em Empreendimentos Agroindustriais em 2006, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Licenciado Pleno em Ciências Agrárias em 2003, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Integrante do corpo técnico da Federação das Associações dos Apicultores do Estado do Pará - FAPIC, e Diretor Técnico da Associação dos Apicultores de Castanhal - ACAPI. Atua com consultorias e serviços nas áreas de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) a agricultores familiares em Assentamentos de Reforma Agrária, promovendo instrutoria à Organizações Não-Governamentais (FANEP, MMNEPA, FETAGRI, Instituto Práxis, entre outros). Tem experiência na área de Ciências Agrárias, Educação e Empreendedorismo, com ênfase na Agricultura Familiar e Agroecologia, com instrutoria em processos de Capacitações (Oficinas, Cursos, Seminários e/ou Dias de Campo) para Técnicos, Agricultores e Lideranças, nos seguintes temas: Fruticultura com ênfase em projetos de crédito PRONAF A; Olericultura; Apicultura; Desenvolvimento Rural Sustentável; Sistemas Agroflorestais; bem como no Planejamento, Elaboração e Execução de Projetos Sociais e Ambientais e/ou de Acesso à crédito para Agricultura Familiar.
  • Roberto Rodrigues Senna
    Professor do Curso Profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente da Escola Bosque Profº. Eidorfe Moreira. Possui Especialização em Gestão Ambiental. Engenheiro Agrônomo.

Downloads

Publicado

2009-12-31