Mel na Composição da Renda em Unidades de Produção Familiar no Município de Capitão Poço, Pará, Brasil.

Autores

  • João Paulo Castanheira Lima Both
  • Albene Liz Carvalho Monteiro Both

Palavras-chave:

Amazônia, apicultura, agricultura familiar, atividade complementar

Resumo

Esta pesquisa estuda e analisa a importância sócio-econômica da atividade apícola na produção de mel. Os objetivos deste estudo foram identificar o manejo para a produção de mel e a importância sócio-econômica dessa atividade nas unidades de produção familiar, além de analisar a possibilidade de produção de mel orgânico em Capitão Poço. Foram entrevistadas 105 famílias em 24 comunidades no município de Capitão Poço. O questionário foi elaborado com perguntas objetivas e subjetivas abordando a situação fundiária, renda, produção, atividade agropecuária e atividades extra lotes. A produção total que em 2004 chegou a 48.870 kg de mel, nas 1961 colméias, saltou em 2007 para 94100 kg nas 3670 colméias, resultando no aumento da produção total de mel em 92,55%. Para 59 famílias de agricultores familiares o mel complementa entre 10% a 30% a renda familiar. A apicultura é uma atividade rentável e complementar para a região estudada, interligando os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Biografia do Autor

  • João Paulo Castanheira Lima Both
    Atualmente é Professor do Curso Profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente da Escola Bosque Profº. Eidorfe Moreira. Possui Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável - MAFDS (2008), do Núcleo de Estudos sobre Agricultura Familiar, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Possui Especialização em Gestão da Produção em Empreendimentos Agroindustriais em 2006, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Licenciado Pleno em Ciências Agrárias em 2003, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Integrante do corpo técnico da Federação das Associações dos Apicultores do Estado do Pará - FAPIC, e Diretor Técnico da Associação dos Apicultores de Castanhal - ACAPI. Atua com consultorias e serviços nas áreas de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) a agricultores familiares em Assentamentos de Reforma Agrária, promovendo instrutoria à Organizações Não-Governamentais (FANEP, MMNEPA, FETAGRI, Instituto Práxis, entre outros). Tem experiência na área de Ciências Agrárias, Educação e Empreendedorismo, com ênfase na Agricultura Familiar e Agroecologia, com instrutoria em processos de Capacitações (Oficinas, Cursos, Seminários e/ou Dias de Campo) para Técnicos, Agricultores e Lideranças, nos seguintes temas: Fruticultura com ênfase em projetos de crédito PRONAF A; Olericultura; Apicultura; Desenvolvimento Rural Sustentável; Sistemas Agroflorestais; bem como no Planejamento, Elaboração e Execução de Projetos Sociais e Ambientais e/ou de Acesso à crédito para Agricultura Familiar.
  • Albene Liz Carvalho Monteiro Both
    Possui Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em 2007, Especialização em Sociologia e Educação Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2005, Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2004 e em Agronomia pela Universidade Fedeal Rural da Amazônia (UFRA) em 2003. Atualmente é professora da rede pública de ensino, aprovada no concurso C-125 da SEAD/SEDUC, das disciplinas de Ciências e Biologia, no município de Abaetetuba, no Estado do Pará. Já pertenceu ao quadro de Professora Substituta na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, ministrando disciplinas da área técnica (Fruticultura, Agricultura Geral, Olericultura e Culturas Industriais) , nos anos de 2004 e 2005. Foi Coordenadora Geral de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) da Fundação Sócio Ambiental do Nordeste Paraense (FANEP), realizando o planejamento e coordenando ações de Assessoria Técnica, Social e Ambiental a famílias de agricultores/as familiares em 22 Assentamentos de Reforma Agrária, promovendo, concomitantemente, instrutoria a Organizações Não-Governamentais (MMNEPA, FETAGRI, Instituto Práxis, entre outros) e ministrando sistematicamente disciplinas para os cursos de Licenciatura Plena em Biologia da Universidade Vale do Acaraú na capital e em diversos municípios do Estado do Pará. Tem experiência nas áreas de Biologia e Agronomia, com ênfase em Biotecnologia, Botânica, Citologia, Culturas Industrais, Ecologia, Evolução, Embriologia,Fisiologia Animal/Vegetal, Fruticultura, Genética, Histologia Animal/Vegetal, além Olericultura e Organografia Vegetal, bem como no Planejamento, Elaboração e Execução de Projetos Sociais e Ambientais e/ou de Acesso à crédito para Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2009-12-31