A Aplicação das Metodologias da Pedagogia da Alternância e da Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários em Assentamentos do Estado do Ceará.

Autores

  • Christiana Sarmento Melo Programa Residência Agrária-PRA/Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Marina Hiromi Miyata Programa Residência Agrária-PRA/Universidade Federal do Ceará-UFC

Palavras-chave:

Programa Residência Agrária, Reforma Agrária, Territórios da Cidadania, Agricultura Familiar, Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo apresenta a utilização das metodologias da Pedagogia da Alternância e da Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários, durante o primeiro ano de atividades da pesquisa intitulada “Juventude e Agroecologia: abrindo novas veredas para o Desenvolvimento Rural Sustentável” que visa ao seu término, a formação de jovens assentados para atuarem como multiplicadores em agroecologia dentro de seus Assentamentos e a elaboração, de forma participativa, da implementação de projetos produtivos de base agroecológica em Assentamentos Rurais do Estado do Ceará.

Biografia do Autor

  • Christiana Sarmento Melo, Programa Residência Agrária-PRA/Universidade Federal do Ceará-UFC
    Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará em 1998, Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará em 1995 e Pesquisadora/Bolsista do CNPq na modalidade - Categoria EXP - 3 -3.
  • Marina Hiromi Miyata, Programa Residência Agrária-PRA/Universidade Federal do Ceará-UFC
    Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa/MG em 2006 e Pesquisadora/Bolsista do CNPq na modalidade - Categoria EXP - 3 -3.

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Publicado

2009-12-31