Danos e Dispersão do Gorgulho Conotrachelus sp. em Goiabeira Serrana (Acca sellowiana) sob Monocultivo e Ecossistemas “Capões”

Autores

  • Ariane Bohneberger Luckmann Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ CAV
  • Joatan Machado da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – Centro de Ciências Agroveter
  • Pedro Boff Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Feijoa, sistema de cultivo, dispersão.

Resumo

O gorgulho Conotrachelus sp. é praga recente em goiabeira serrana, planta nativa do sul do Brasil, perfurando frutos e tornando-os impróprios para comercialização. O objetivo deste estudo foi avaliar a incidência de danos de Conotrachelus sp. em frutos oriundos do hábitat natural –capões- comparativamente a monocultivo, e sua forma de dispersão no pomar. O estudo foi conduzido, na safra 2008/2009, na estação da Epagri de Lages – monocultivo, e em oito propriedades rurais da região do Planalto Serrano Catarinense - capões. Foram coletados 50 frutos de cada propriedade e realizadas as avaliações contando o número de furos por fruto. Para estudar a dispersão, copas de plantas foram ajustadas a 3 distâncias diferentes. A severidade de danos foi maior em monocultivo, bem como a incidência de ataque de 98% e média de 50%, respectivamente, em frutos do monocultivo e “capões”. A dispersão não ocorreu via fuste. Maior quantidade de gorgulhos foi verificada em copas mais adensadas.

Biografia do Autor

  • Ariane Bohneberger Luckmann, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ CAV
    Bióloga, mestranda em Produção Vegetal; Experiência: Pesquisa na área de Homeopatia Vegetal com a planta Goiabeira serrana. Área de Interesse em pesquisa: Homeopatia Vegetal e goiabeira serrana (Acca sellowiana). Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/CAV. Endereço: Av. Luiz de Camões, 2090 Bairro Conta Dinheiro - CEP 88520-000 - Lages, SC. Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Produção Vegetal. e-mail: nane_luckmann@hotmail.com
  • Joatan Machado da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – Centro de Ciências Agroveter
    Engenheiro Agrônomo, mestrando em Produção Vegetal; Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/CAV. Endereço: Av. Luiz de Camões, 2090 Bairro Conta Dinheiro - CEP 88520-000 - Lages, SC. Pós-Graduação, Programa de Mestrado em Produção Vegetal.
  • Pedro Boff, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI
    Eng. Agr. Ph. D. Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, Estação Experimental de Lages/SC, Laboratório de Homeopatia e Produção Vegetal. Rua João José Godinho, s/n Fr Rogério - Lages - SC - CEP: 88508-420

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>