Antagonismo de Trichoderma viride Sobre Fungos Fitopatogênicos, Colletotrichum Spp. Cercospora musae e Asperisporium caricae em Fruteiras Tropicais.

Autores

  • Waldenia Kelly Dantas da Silva Almeida SINAVEZ

Palavras-chave:

doenças fúngicas, controle biológico, Trichoderma

Resumo

Doenças fúngicas como a antracnose, causada pelo fungo filamentoso Colletotrichum, a sigatoka causada pelo Cercospora musae e a varíola causada pelo Asperisporium caricae, trazem sérios danos as plantas tropicais. Por serem danos que afetem características como textura, cor, sabor e aroma trazem prejuízos econômicos no comercio de frutos “in natura”. O controle biológico vem sendo pesquisado como alternativa, e neste trabalho testou-se isolados de Trichoderma viride quanto à capacidade antagônica a estes fungos fitopatogênicos. Os ensaios foram realizados em condições de laboratório para verificar o tipo de interação entre culturas pareadas de T. viride com os referidos fungos. Foram verificados também os metabólitos fixos e os metabólitos voláteis produzidos por T. viride. Os resultados mostraram considerável potencial antagônico para o biocontrole dos patógenos acima mencionados, tanto em culturas pareadas quanto os seus metabólitos fixos e voláteis. doenças fúngicas, biocontrole, Trichoderma.

Biografia do Autor

  • Waldenia Kelly Dantas da Silva Almeida, SINAVEZ
    Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UEPB. Especialista em Educação Ambiental na gestão, currículo e ensino pela FIP- Faculdades Integradas de Patos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal