Capacitação em manejo de Abelhas melliferas para agricultores familiares realizado no município de Cruz das Almas, Bahia.

Autores

  • Jossimara Neiva de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Jusaline Fernandes Vieira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Ana Lúcia Almeida Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Carlos Alfredo Lopes de Carvalho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

instruções técnicas, produção racional, desenvolvimento sustentável.

Resumo

O Território do Recôncavo Baiano oferece condições ecológicas favoráveis à implementação de projetos ligados a atividade apícola, que ainda é pouco explorada na região e não tem sido executada de forma sustentável. O Grupo de Pesquisa Insecta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia visa potencializar esta atividade na agricultura familiar de municípios do Recôncavo, desenvolvendo ações que abrangem pesquisa, ensino e extensão, tendo como método preponderante instruções técnicas de manejo das abelhas, incentivando, assim, a produção apícola/meliponicola de maneira que os agricultores realizem a atividade como alternativa de renda adicional e visão conservacionista. Neste contexto, busca-se disseminar a alternativa atingindo um número maior de agricultores familiares aptos a desenvolver a atividade de Apicultura e Meliponicultura. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência do Grupo de Pesquisa nas atividades extensionistas realizadas no município de Cruz das Almas, Ba.

Biografia do Autor

  • Jossimara Neiva de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Graduanda em Zootecnia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Bolsista CNPq, no projeto "Uso Sustentado de Abelhas meliferas na Agricultura Familiar do Recôncavo Baiano", Edital NCT/CNPq/MDA/SAF/MDS/SESAN - nº 036/2007. Estagiária no Grupo de Pesquisa INSECTA/ UFRB, onde desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão na area de Apicultura e Meliponicultura. Tel: (75) 81477560

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)