Avaliação da Eficácia do Allium sativum sobre Nematódeos Gastrintestinais de Ruminantes.

Autores

  • Charys Narimam Gomes de Oliveira Centro Paranaense de Referência em Agroecologia
  • Ana Paula dos Santos Cerdeiro Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.
  • Eliana Schafhauser Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.
  • Evandro Massulo Richter Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.
  • Rosemeire Oberle de Almeida Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.
  • Silvana Krychak Furtado

Palavras-chave:

Allium sativum, alho, trichostrongilideos, ruminantes

Resumo

A verminose constitui um dos principais problemas que afeta os animais domésticos e causa diversos prejuízos à pecuária. Os avanços da indústria farmacêutica e introdução de anti-helmínticos no mercado são imensuráveis, porém a utilização indiscriminada destes medicamentos pode ou não ser bem sucedida e ainda apresenta inconveniências tais como, o desenvolvimento de resistência aos princípios ativos mais comumente usados, a possibilidade de ocorrerem resíduos na carne e no leite e a ecotoxicidade de alguns compostos. Esses problemas reais e potenciais têm impulsionado estudos visando o desenvolvimento de alternativas que possam contribuir para redução ou substituição do uso desses compostos. Dessa forma, objetivou-se avaliar o efeito do Allium sativum no controle de nematódeos gastrointestinais de ruminantes. Os animais utilizados para experimentação foram 14 bovinos, parasitados naturalmente por trichostrongilideos. Foram formados dois grupos com sete animais cada, fornecendo-se aos animais controle apenas água e aos animais tratamento uma solução preparada à base de alho. Os resultados foram avaliados através da redução de ovos por grama de fezes (OPG) e demonstram diminuição na contagem tanto nos animais tratamento quanto nos animais controle.

Biografia do Autor

  • Charys Narimam Gomes de Oliveira, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia
    Graduanda em Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti do Paraná. Estagiária do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.
  • Eliana Schafhauser, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.
    Estudante de Biologia nas Faculdades Integradas Espirita. Estagiária do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia- CPRA.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

3. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)