Resgate das Estratégias e Alternativas de Uso da Água por Famílias Rurais da Sub-Bacia do Rio dos Cochos, Semi-Árido Mineiro.

Autores

  • Ana Cristina Campos Rodrigues UFLA
  • Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro UFLA

Palavras-chave:

Palavras-chave, Populações rurais, Agroecologia, Saber Tradicional.

Resumo

Resumo Devido à dependência que as populações rurais têm com a água, acumularam ao longo de gerações, técnicas de manejo integradas ao seu meio natural. Baseado na Agroecologia, este trabalho, realizado nas comunidades rurais da Sub-Bacia do Rio dos Cochos, Norte de Minas Gerais, região Semi-árida; objetivou resgatar o saber tradicional e valorizá-lo, no sentido de recriar alternativas, e enfrentar dificuldades causadas pelo aumento da escassez de água na região. Foram entrevistadas 37 famílias em seis comunidades, com questões relacionadas à água. Observou-se que o uso da água depende de sua disponibilidade, e durante a escassez priorizam certas atividades. 50% das famílias deixam de produzir principalmente horta, feijão e milho; e o extrativismo tem sido bem aceito como alternativa alimentar, sendo menos dependente da água das chuvas. A reutilização da água é costume para 91% dos entrevistados. O processo de desenvolvimento dessas técnicas é contínuo e fortalecido pelo resgate cultural.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Campos Rodrigues, UFLA
    graduanda em Ciencias Biológicas na Universidade Federal de Lavras
  • Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, UFLA
    Professor na Universidade Federal de Lavras, concedido para o Instituto de Ciencias Agrárias da UFMG. Orientador e idealizador do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiae Jusino Obers da UFLA. Economista doutor em História

Downloads

Publicado

2009-12-31