A Escola Família Agrícola Como Agente do Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar na Região do Vale do Jequitinhonha
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Educação no campo, Desenvolvimento SustentávelResumo
O Vale do Jequitinhonha com suas características intrínsecas, apresenta oito Escolas Família Agrícola dentre as 16 presentes em Minas Gerais. Geridas por agricultores este modelo tem como particularidade a pedagogia da alternância que apresenta reflexos diretos no meio rural. O objetivo do trabalho foi compreender como as EFA’s contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha, tendo como objeto de estudo a Escola Família Agroindustrial de Turmalina. Observou-se que o modelo por meio da pedagogia da alternância tem proporcionado uma melhor organização dos produtores via associativismo, melhorias na produtividade agrícola e agregação de valor aos produtos locais, além de qualificar e profissionalizar os jovens e agricultores refletindo assim em melhorias na qualidade de vida e renda das famílias, o que diretamente tem colaborado para diminuição do êxodo rural no Vale.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
5. VI CBA e II CLAA - Des. Rural/ Sociocultural