Conhecimentos Etnopedológicos dos Agricultores do Centro-Sul do Paraná

Autores

  • Dacio Antonio Benassi IAPAR
  • José Alfredo Baptista Santos IAPAR
  • Neyde Fabiola Balarezo Giarola Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

etnoconhecimento, agricultura familiar, classificação de solos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o conhecimento dos agricultores familiares da região Centro-Sul do Paraná sobre os solos de pequenas comunidades rurais tradicionais. O trabalho foi realizado nas comunidades de Cerro da Ponte Alta e Barra Mansa, município de Irati, e o conhecimento pedológico dos agricultores foi analisado por meio de metodologias participativas e abordagem direta. Foram aplicados trinta questionários semi-estruturados aos agricultores e, com o auxílio dos mesmos organizados croquis com a distribuição dos solos na paisagem, por meio de técnicas de ranqueamento e tempestade de idéias. Os resultados obtidos mostraram que os agricultores reconhecem os diferentes tipos de solos existentes nas suas unidades de exploração agrícola, tipificando-os por meio de um sistema próprio de classificação. Foram reconhecidos oito tipos de solos pelos agricultores: 1) Terra Branca Batumadeira; 2) Saibrinho Azul; 3) Saibro Amarelo; 4) Terra Amarela; 5) Terra Preta do Cerro da Ponte Alta; 6) Terra Preta da Barra Mansa; 7) Terra Branca Solta; e, 8) Terra de Areia.

Biografia do Autor

  • Dacio Antonio Benassi, IAPAR
    Técnico em Agropecuária, Licenciatura em Matemática, Especialização em Prática Docênte e Cidadania, e Mestrado em Agronomia.
  • José Alfredo Baptista Santos, IAPAR
    Técnico em Agropecuária, Licenciatura em Geografia, Especialização em Ensino de Geografia e História, e Mestrado em Agronomia.
  • Neyde Fabiola Balarezo Giarola, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Engenheira Agrônomo, Mestre em Agronomia e Doutora em Agronomia.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)