Horta Escolar: Importância no Desenvolvimento Integral do Ser Humano
Palavras-chave:
Integração social, Educação ambiental, Práticas agroecológicas.Resumo
Este relato foi baseado na pesquisa de campo da dissertação de ARRUDA (2006) realizada em Campinas, SP, no período compreendido entre os anos de 2004 e 2005. Tem como objetivo geral discutir a importância da utilização da horta como ferramenta de integração social na escola e apontar as dificuldades de implantação e manutenção da mesma no ambiente escolar, além de analisar as diversas funções que ela tem na escola a partir de uma abordagem agroecológica. A partir da análise das experiências estudadas consegue-se verificar que diversos grupos (ONG’s e Empresas) e órgãos públicos (Prefeituras, Universidades e Agências de fomento) estão interessados no desenvolvimento dessas atividades nas escolas, principalmente para que as crianças cresçam com a conscientização de que é necessário cuidar do ambiente, se alimentar de uma forma saudável e se desenvolver integralmente como seres humanos. Nas escolas estudadas foi possível perceber que além de um espaço didático a horta promoveu um momento de integração social auxiliando em processos de construção de redes e manutenção de relações afetivas entre os envolvidos (parentes, professores, funcionários, alunos).Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
10. VI CBA e II CLAA - Experiências em Agroecologia