Extensão Rural Agroecológica como possibilidade de reorientação da práxis extensionista em um contexto de grandes transformações

Autores

  • João Bosco André Gordiano IDAM
  • José Mauricio do Rego Feitoza IFAM

Palavras-chave:

Extensão Rural, Educação, Agroecologia, Pedagogia

Resumo

O estudo em tela se insere e se reconhece na linha de reflexão que privilegia a abordagem analítica sobre os fundamentos epistemológicos que embasam a extensão rural no Brasil, contexto em que se procura examinar as limitações e os equívocos de tais pressupostos, bem como pretende articular conceitos relacionados á educação e a ciência Agroecologica. A reflexão aqui desenvolvida buscou relacionar os consideráveis avanços ocorridos no campo da ciência convencional a emergência de novos paradigmas interpretativos resultantes da valorização das diferentes formas de saberes, situação esta que culmina com a possibilidade de emergência de novas concepções acerca da ação extensionista, decorrentes da utilização de novos, diferentes e mais interessantes quadros ou esquemas analíticos.

Biografia do Autor

  • João Bosco André Gordiano, IDAM
    Doutorando em Agroecologia-Universidade de Córdoba, Espanha. Mestre em Agroecologia-Universidade de Córdoba, Espanha. Extensionista do IDAM, articulador da Rede de Agricultores Tradicionais do Estado do Amazonas.
  • José Mauricio do Rego Feitoza, IFAM
    Professor Diretor do IFAM. Mestre em Extensão Rural-Universidade de Visoça. Cientista social.

Downloads

Publicado

2009-12-31