Mercado consumidor e tendências dos produtos orgânicos na cidade de Juiz de Fora, MG.

Autores

  • Natan Camillo Antunes Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gera
  • Maurício Novaes Souza Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gera
  • Carla Rodrigues Ribas Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Potencialidades de mercado orgânico, Juiz de Fora, inclusão de produtos,

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender o atual estágio, características, limites e potencialidades do mercado de produtos orgânicos na cidade de Juiz de Fora, MG. Foram aplicadas entrevistas em feiras-livres e mercados nos diferentes pontos da cidade, de forma arbitrária e espontânea. Do total de 165 questionários se verificou que 72% dos entrevistados conhecem ou pelo menos têm noção sobre produtos orgânicos. A maioria dos entrevistados que, pelo menos detêm conhecimento prévio sobre produtos orgânicos, são também consumidores, totalizando 92%. Quando se considerou a disposição dos consumidores para incluírem os produtos orgânicos em sua alimentação, 99% se disseram dispostos. Contudo, ao buscar entender quais motivos dificultam as pessoas adquirirem os produtos orgânicos, 28% responderam que pela dificuldade de mercado e 23% pela pouca variedade de produtos.

Biografia do Autor

  • Natan Camillo Antunes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gera
    Possui graduação em Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campos Rio Pomba (2008), curso de Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campos Rio Pomba (2004). Atualmente cursa Bacharel em Agroecologia pelo Instituto Federal Campus Rio Pomba.
  • Maurício Novaes Souza, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sudeste de Minas Gera
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1981), Mestrado em Recuperação de Áreas Degradadas, Impactos Ambientais, Economia e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e é Doutor em Engenharia de Água e Solos pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Efetivo do CEFET-Rio Pomba. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Irrigação, com ênfase em Dinâmica de Sistemas e Recuperação de Areas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, recuperação, manejo e gestão.
  • Carla Rodrigues Ribas, Universidade Federal de Lavras
    Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado (2002) e doutorado (2006) em Entomologia e pós-doutorado (2009) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Biologia, Setor de Ecologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades de Formigas, atuando também em Biologia da Conservação e Ecologia da Paisagem.

Downloads

Publicado

2009-12-31