Horta: Uma Vivência de Educação e Sustentabilidade Ambiental

Autores

  • Maria Ariadny Moreira Feitosa

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Transdisciplinaridade. Ecologia

Resumo

O artigo relata a percepção da relação harmoniosa da produção num sistema agroecologico e a prática da Educação Ambiental crítica-transformadora, desenvolvida a partir de experiência do plantio de uma horta realizada por alunos de uma escola rural e auxiliada por seus professores. O diagnóstico se deu, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar e direcionada para um mesmo objetivo: cuidar do hábitat. Percebemos que, o cuidado com a horta vem restabelecendo a conexão dos educandos com o conhecimento sobre alimentação e aprimorando a formação para a vida, passando a ser um objeto de conscientização socioambiental dos sujeitos envolvidos. O alimento plantado e colhido vem dando um novo sentido aquela comunidade. Os alunos vêm aprendendo mais que conteúdos, como: germinação, higiene, quantidade, peso e medidas, formas e cores, construção de palavras, separação de sílabas, poemas, poesias, história da família, espaço, tempo, dentre outros. Passaram a compreender o sentido da existência no “Planeta Vida” (terra).

Biografia do Autor

  • Maria Ariadny Moreira Feitosa
    Pedagoga especialista em Educação e Sustentabilidade Ambiental pela UFRN Aluna do curso de Especialização em Geografia e Território: Planejamento urbano, rural e ambiental pela UEPB, graduando Ciências Agrárias pela UFPB.

Downloads

Publicado

2009-12-31