A Cobertura Dos Meios De Comunicação Na Questão Ambiental: Estudo De Caso Da Transição Agroecológica Na Embrapa

Autores

  • Eduardo João Moro UFSC
  • Claudio Rocha de Miranda Embrapa suinos e aves

Palavras-chave:

Embrapa, agroecologia, transição agroecológica, meios de comunicação, meio ambiente.

Resumo

O presente trabalho trata de uma analisar o processo de transição agroecológica da Embrapa, a partir da cobertura da mídia – particularmente dos sites de notícias – fazendo uso da ferramenta de pesquisa denominada “hemerográfica”. Através da análise de mais de 300 notícias constata-se que: 46% do total das notícias divulgam eventos, 24% tratam de projetos, 22% do total – dividem-se entre cursos e aspectos gerenciais. Além disso, a análise demonstra que, excetuando-se a um pequeno número de notícias classificadas como de “alta relevância” (2% do total), o restante sofre com a “falta de profundidade”, o que pode receber uma denominação de “cobertura inadequada”.

Biografia do Autor

  • Eduardo João Moro, UFSC
    Graduação em Sociologia _UFSC.2006 Mestre em sociologia Politica UFSC, 2007. Doutorando em Socioliga Política UFSC
  • Claudio Rocha de Miranda, Embrapa suinos e aves
    Engenheiro Agrônomo, UPF, 1981. Mestre em Sociologia, UFRGS, 1995. Doutor em Engenharaia Ambiental, 2005. Pesquisador Embrapa Suínos e Aves.

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Publicado

2009-12-31