A Produção da Erva-Mate na Perspectiva da História Ambiental

Autores

  • Marcos Gerhardt PPGHIS UFSC
  • Eunice Sueli Nodari CFH UFSC

Palavras-chave:

população tradicional, caboclo, agroecologia, extrativismo

Resumo

A pesquisa visa estudar as práticas de extração e produção de erva-mate nativa e de manejo agroflorestal empregadas pelas populações tradicionais do sul do Brasil na segunda metade do século XIX e início do XX. Utiliza a abordagem e a metodologia da História Ambiental, especificamente a interpretação de documentos oficiais e de testemunhos redigidos por cronistas e viajantes e dialoga com diversas áreas do conhecimento como a botânica, a agronomia e a geografia. Os resultados parciais apontam para a existência de um intenso extrativismo vegetal do mate, combinado com a pequena agricultura, a pecuária, a caça, a pesca e a coleta, bem como para a formação de complexas relações sociais e culturais. O extrativismo praticado por populações tradicinais do sul do Brasil se aproxima, portanto, dos princípios contemporâneos da agroecologia e do conceito de agroecossistemas.

Biografia do Autor

  • Marcos Gerhardt, PPGHIS UFSC
    Marcos Gerhardt possui graduação em Estudos Sociais (1988) e em História (1992) pela UNIJUÍ, especialização em História pela mesma Universidade (1997) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em História - Doutorado - da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e bolsista do CNPQ. Pesquisa história ambiental da erva-mate e está vinculado, como estudante, ao Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental da UFSC, www.labimha.ufsc.br, e-mail: gerhardt@aipan.org.br, telefone +55 (48) 3721-8216.
  • Eunice Sueli Nodari, CFH UFSC
    Eunice Sueli Nodari possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1976), mestrado em História pela University of California - Davis (1992) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Foi Presidente do Forum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras no período de maio de 2007 a junho de 2008, e atualmente é assessora do mesmo. É professora Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ocupou o cargo de Pró-Reitora de Cultura e Extensão (gestão 2004-2008). Orienta no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando na área de ensino, pesquisa e extensão e com publicações nos seguintes temas: práticas sócio-culturais, migrações, florestas e danos ao meio-ambiente nas diferentes formas. Endereço profissional: Departamento de Historia – CFH – UFSC Campus Universitário, Florianópolis –SC CEP 88040-370 Telefone +55 (48) 3721-8622 e +55 (48) 9961-2948 FAX +55(48) 3721-9359; e-mail: eunice@cfh.ufsc.br

Downloads

Publicado

2009-12-31